СНПЧ А7 Омск, обзоры принтеров и МФУ

 

Objetivo Geral: Explorar a questão da Ética e sua aplicabilidade no convívio social.

 

 

 

Tópicos

Problematização

  1. A concepção de Ética dos alunos

O que os alunos entendem por Ética?

 

Objetivo: Permitir que os alunos analisem as noções de Ética uns dos outros de modo a explorar as similaridades e diferenças das diversas opiniões.

  1. É possível agir de forma ética na sociedade em que vivemos, onde “o negócio é levar vantagem em tudo, tudo certo”?

  2. O comportamento ético é possível em uma situação de miséria e fome?

  3. “Ladrão que rouba ladrão” tem de fato cem anos de perdão?

  1. A questão da Ética na Filosofia Clássica

 

    1. Ponto de Partida: O que é Ética? O que significa agir de forma ética? Por que o homem é um ser ético?

 

    1. Roteiro:

Protágoras, rompeu o vínculo entre moralidade e religião. A ele se atribui a frase “O homem é a medida de todas as coisas, das reais enquanto são e das não reais enquanto não são.” Para Protágoras os fundamentos de um sistema ético dispensam os deuses e qualquer força metafísica, estranha ao mundo percebido pelos sentidos.

 

Sócrates, que alguns consideram fundador da ética, defendeu uma moralidade autônoma, independente da religião e exclusivamente fundada na razão, ou no logos. Atribuiu ao estado um papel fundamental na manutenção dos valores morais, a ponto de subordinar a ele até mesmo a autoridade do pai e da mãe.

 

Platão, apoiado na teoria das idéias transcendentes e imutáveis, deu continuidade à ética socrática: a verdadeira virtude provem do verdadeiro saber, mas o verdadeiro saber, mas o verdadeiro saber é só o saber das idéias.

 

Para Aristóteles, a causa final de todas as ações era a felicidade (eudaimonia). Em sua ética, os fundamentos da moralidade não se deduzem de um princípio metafísico, mas daquilo que é mais peculiar ao homem: razão (logos) e atuação (enérgeia), os dois pontos de apoio da ética aristotélica. Portanto, só será feliz o homem cujas açõessejam sempre pautadas pela virtude, a qual pode ser adquirida pela educação.

 

  1. Os alunos já se perguntaram como e porque surgiu o conceito de ética?

 

 

  1. Os alunos entendem a necessidade de um comportamento ético na construção da sociedade?

 

 

  1. Os alunos perceberam a relação entre atitude ética e comportamento social?

  1. A questão da Ética na Filosofia Atual

 

    1. Ponto de Partida:

O consumismo exacerbado, a desvalorização do ser humano e o abandono da moral na sociedade moderna.

 

    1. Roteiro:

A ética normativa pode ser concebida como pesquisa destinada a estabelecer e defender como válido ou verdadeiro um conjunto completo e simplificado de princípios menos gerais, importantes para conferir uma base ética às instituições humanas mais relevantes.

 

A meta-ética trata dos tipos de raciocínio ou de provas que servem de justificação válida dos princípios éticos e também de outra questão intimamente relacionada com a dos anteriores: a do “significado” dos termos predicados e enunciados éticos. Pode –se dizer que a meta-ética está para a ética normativa assim como a filosofia da ciência está para a ciência. Quanto ao método, a teoria mata-ética se encontra bem próxima das ciências empíricas. Tal não se dá, porém, com a ética normativa.

  1. Os juízos éticos seriam verdades ou apenas traduziriam os desejos de quem o formula?

 

 

 

  1. Praticar a virtude implica benefício pessoal para o virtuoso ou, pelo menos, tem um sentido racional?

 

 

 

  1. Qual a natureza da virtude, do bel e do mal?