A seguir temos três bibliografias selecionadas para comentários de um inventário de vinte; e ao final, após os mesmos, a relação completa delas.

 

 

 

- MORGAN, Nestor Luiz. Filosofia para o Século XXI. Paraná: Berzon, 2000.

 

 

 

- CORTELLA, Mario Sergio Cortella. Filosofia e Ensino Médio Uma proposta livro do aluno. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

 

 

 

- CHAUÍ, Marilena. Filosofia Série Novo Ensino Médio Volume Único. São Paulo: Ática, 2005.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A primeira bibliografia a ser analisada é a Filosofia Para o Século XXI. Notamos que o autor, Nestor Morgan, tem a preocupação em abordar as diferentes épocas da Filosofia divididas em capítulos, desde a antiga até a contemporânea, citando os principais filósofos, suas doutrinas e correntes respectivas, a fim de traçar um panorama geral da História da Filosofia, não se atendo a um campo restrito da mesma. Há ainda contextualizações a partir de fatos do mundo atual retratados pela imprensa, em consonância com a abordagem filosófica pretendida, com intuito de facilitar a assimilação pela parte do aluno. A linguagem oferecida pelo livro é clara e compreensível, o que favorece a diminuição da cultura de leitura precária dos alunos do Ensino Médio, em sua maioria, enfrentado nas escolas; só que, por outro lado, acarreta em certa simploriedade. Destacamos outro ponto negativo a organização estrutural dos assuntos que algumas vezes chega a ser deficiente. Os exercícios que são propostos durante e o término dos capítulos variam entre os que buscam a fixação do conteúdo dado no capítulo por meio de produção escrita, dinâmica de grupo escrita e oral tendo dois ou mais alunos e indicações de vídeos que se relacionam com o tema filosófico. A partir da análise realizada, podemos considerar que este livro não cumpre o objetivo de apresentar a Filosofia aos estudantes do Ensino Médio de maneira satisfatória.

 

A segunda a ser avaliada é a Filosofia e Ensino Médio Uma proposta livro do aluno, de Mario Sergio Cortella. Mario tem a proposta de desenvolver uma programação que discute o tema da produção histórica dos conhecimentos a partir do entrelaçamento sequencial de três pares de relações: Mito & razão, Razão & verdade, Verdade & poder; cada par representando uma unidade temática que segue uma ordem cronológica seguindo a divisão formal da história ocidental e que é acompanhada pela Filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea. O estudo, debate e reflexão se dão no interior de uma tratativa histórico/cronológica, de maneira de facilitar o acompanhamento. Não é um estudo e discussão dos conceitos envolvidos em cada uma das relações - Mito, Razão, Verdade, Poder - em si mesmos, contudo uma análise da relação entre eles, no processo histórico ocidental. Em cada uma das unidades temáticas há a escolha de cinco fragmentos de textos de pensadores clássicos - textos originais e não de comentadores, promovendo o contato com discursos de outras épocas - textos esses que servem para discutir o tema da unidade e não o filósofo em si (o que seria inviável). É algo a se destacar nessa bibliografia, pois essa proposta coloca diretamente o aluno em face ao texto filosófico. Ao término de cada unidade temática é sugerida uma avaliação escrita para o aluno, que envolve o conteúdo abordado na primeira. Esta bibliografia pode ser compatível ao ensino de Filosofia no Ensino Médio, desde que como material auxiliar que complemente para sua melhor utilidade, devido a sua proposta exclusiva de lidar somente com textos originais, sendo esse seu aspecto negativo e limitador.

 

Na terceira comentada, a de Marilena Chauí, Filosofia Série Novo Ensino Médio, percebemos que a autora intenta expor a filosofia ao aluno do Ensino Médio de modo detalhado e atrativo, primando por uma abordagem imparcial dos conteúdos. Para isso, a autora divide o livro em unidades que contém capítulos que se ramificam em tópicos mais específicos, expondo-os organizadamente: como o surgimento e desenvolvimento da Lógica, a Teoria do Conhecimento, as noções de liberdade humana sob uma ótica filosófica etc.; o que faz com que o interesse do leitor aumente progressivamente. A interdisciplinaridade presente em certas partes da bibliografia é mais um fator positivo, pois permite que o professor do Ensino Médio possa relacionar a Filosofia a outras áreas do conhecimento humano: como a História, Sociologia e Antropologia, por exemplo. Os exercícios oferecidos aos alunos são sempre ao final de cada unidade propondo unicamente a produção escrita daqueles. A avaliação desse livro é muito positiva quanto ao seu uso no Ensino Médio pelas escolas; é um livro que facilmente pode ser utilizado durante todo o período do Médio, não apenas durante um ano letivo. Chega a ser um livro que pode auxiliar até mesmo o estudante de filosofia da graduação, por abranger um vasto campo de conhecimento filosófico. Por sua vez, dos três livros analisados é o que mais exige dos estudantes no que concerne a capacidade de interpretação e assimilação dos mesmos daquilo que é lido; possivelmente gerando maior dificuldade frente a escolas de nível mais defasado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO:

 

 

 

 

 

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofando - Introdução à Filosofia - Vol. Único - 4ª Edição – 2009 – Nova Ortografia. São Paulo: Moderna, 2009.

 

 

 

_______________ Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1992.

 

 

 

_______________ Filosofar Com Textos: Temas e História da Filosofia Volume Único. São Paulo: Moderna, 2013.

 

 

 

CORDI, Cassiano, SCHLESENER, Anita Helena e RAIMUNDO, Antônio. Para Filosofar – Volume Único. São Paulo : Scipione, 2007.

 

 

 

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2000.

 

 

 

INCONTRI, Dora e BIGHETO, Alessandro Cesar. Filosofia: Construindo o Pensar. 3 Ed.. São Paulo: Escala Educacional, 2010.

 

 

 

HOLIS, Martin. Filosofia. Um convite. São Paulo: Loyola, 1996.

 

 

 

COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. 1 Ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

 

 

CORDI e outros. Para Filosofar. São Paulo: Ed. Scipione, 1995.

 

 

 

CUNHA, José A. Filosofia. Iniciação à Investigação Filosófica. São Paulo: Atual Editora,

 

1992.

 

 

 

LUCKESI, C. C. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. Cortez, 1985.

 

 

 

MORENTE, Garcia. Fundamentos de Filosofia. Trad. Guilherme de la Cruz Coronado. São Paulo: Mestre Jou, 1964.

 

 

 

REZENDE, Antônio (org.). Curso de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

 

 

 

WUENSCH, Ana Míriam e SÁTIRO, Angélica. Pensando Melhor. São Paulo: Saraiva, 2003.

 

 

 

SOUZA, Sônia M. R. Um outro olhar. Filosofia. FTD, 1995.

 

 

 

CHAUÍ, Marilena. Filosofia Série Novo Ensino Médio Volume Único. São Paulo: Ática, 2005.

 

 

 

_______________ Introdução à História da Filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010 (4 vol.).

 

 

 

_______________ Convite à Filosofia. 14 Ed.. São Paulo: Ática, 2010.

 

 

 

MORGAN, Nestor Luiz. Filosofia para o Século XXI. Paraná: Berzon, 2000.

 

 

 

CORTELLA, Mario Sergio Cortella. Filosofia e Ensino Médio Uma proposta livro do aluno. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.