1 - Análise de livros didáticos de filosofia para o ensino médio.

 

 

 

Obs.: A presente análise foi elaborada utilizando como fontes primárias as resenhas contidas no: Guia de Livros Didáticos PNLD 2012 – Filosofia – Ensino Médio – ME – SEB – FNDE; Brasília, 2011 e nos sites das editoras dos respectivos livros, onde foram consultadas todas as informações ali existentes inclusive a edição digital da respectiva obra.

 

1.1 – MARTINS, M.H.P.; ARANHA, M.L.A. Filosofando – Introdução à Filosofia, 4ª edição; Volume Único, SP – Editora Moderna, 2009.

 

 

 

A proposta pedagógica do livro é desenvolver nos alunos competências para a construção do pensamento autônomo, da capacidade de argumentação crítica e do exercício da cidadania, utilizando como estratégia a articulação dos principais temas do pensamento filosófico com uma abordagem histórica em que estes estão inseridos através da discussão coordenada dos grandes temas, ideias e conceitos da filosofia com os seus processos históricos de elaboração. Existe uma preocupação em mediar os conteúdos apresentados e os saberes prévios dos alunos, propiciando uma reflexão sobre a realidade social e cultural através de aspectos do pensamento filosófico ocidental.

 

As ideias filosóficas são apresentadas no contexto histórico em que foram produzidas, em sua diversidade, convidando o estudante a refletir. O livro destaca o caráter plural da filosofia, e especialmente na análise de questões éticas difíceis e polêmicas.

 

Neste contexto a filosofia aparece integrada a sua história, exigindo o contato direto com textos clássicos e com um modo específico de ler e interpretar tais textos. Esta preocupação é utilizada para desfazer a opinião comum pela qual a filosofia se esgotaria no debate de opiniões originadas do cotidiano. A orientação pedagógica do ensino como desenvolvimento de competências é adotada, sem diminuir a importância do ensino de conteúdos. O compromisso da obra com a história da filosofia da ênfase a um certo teor descritivo dos problemas.

 

O livro está organizado em 37 capítulos organizados em 7 unidades. A apresentação dos conteúdos em cada capítulo é intercalada por seções auxiliares e propostas de atividades que tornam o texto diversificado promovendo a participação do aluno nas atividades didáticas. Como se trata de livro único para as 3 séries sua utilização requer uma definição didática na elaboração

 

dos programas para cada série. A interconexão dos capítulos exige uma adaptação para atender a contextos educacionais específicos.

 

1.2 – COTRIM, G.; FERNANDES, M. Fundamentos da Filosofia, volume único, 1ª edição, SP – Editora Saraiva, 2010.

 

 

 

Neste livro são propostos temas e debates filosóficos, apresentados em linguagem clara, objetiva e acessível. É possível tanto uma leitura sequencial quanto uma priorização de conteúdos específicos. O livro traz muitas atividades e uma boa bibliografia complementar, com textos selecionados de filósofos e comentadores, oferecendo ao estudante contato com alguns dos aspectos mais importantes da tradição filosófica.

 

O livro é dividido em 4 unidades e 19 capítulos, e se inicia na unidade 1 por uma “introdução ao filosofar”, com quatro capítulos onde serão discutidos temas que mostrarão o modo pelo qual a filosofia se constrói como uma forma de pensamento crítico racional. A unidade 2: “Nós e o Mundo”, com cinco capítulos, aborda aspectos filosóficos relacionados a diversas visões de mundo, analisa-se também o “ser humano” por abordagens diversas. A unidade 3: “A Filosofia na História”, com seis capítulos, apresenta problemas, autores e ideias da filosofia ocidental em uma sequência histórica da filosofia antiga até a contemporânea. A unidade 4: “Grandes Áreas do Filosofar” com quatro capítulos, considera a filosofia por uma abordagem temática: ética, política, ciência e estética.

 

A metodologia de ensino-aprendizagem valoriza a diversidade temática da especulação filosófica ocidental oferecendo o contato com textos clássicos de filósofos e comentadores. A linguagem do texto base é clara, didática e objetiva, que permite uma leitura dos conteúdos com relativa autonomia. A presença de textos de filósofos colabora em aproximar o estudante das ideias originais dos filósofos.

 

Foi visualizada a necessidade de estabelecer uma conexão articulada entre os elementos da história da filosofia e os blocos temáticos do livro. A quantidade de textos clássicos de filosofia reproduzidos constitui um elemento didático fundamental. Estes textos poderão ser explorados tanto em atividades indicadas na obra ou em outras pensadas pelo próprio professor.

 

1.3 – CHAUÍ, M. Iniciação à Filosofia, 1ª edição, Volume único, S.P. Editora Ática, 2010.

 

Este é um livro com o propósito eminentemente didático. Na primeira metade os conceitos básicos de filosofia são esclarecidos com base em uma construção histórica, na segunda são mostrados ligações entre o pensamento filosófico com diferentes aspectos da experiência humana. Em cada unidade é apresentada uma reflexão filosófica que se constrói tanto a partir da experiência cotidiana e sociocultural quanto através da reconstituição do desenvolvimento histórico de cada tema da em diferentes perspectivas e concepções filosóficas. Os vínculos entre os conteúdos filosóficos e a experiência cotidiana do aluno são abordados, promovendo a reflexão crítica e apresentando a filosofia como uma atividade racional que se comunica com outros saberes e práticas.

 

O livro é organizado em duas partes: “atividade teórica” e “atividade prática”, cada uma com seis unidades. Em cada um dos capítulos é oferecido um conjunto de atividades propostas que compreendem: questões de verificação de aprendizagem, leitura e interpretação de textos, reflexão e debates sobre temas e aspectos da cultura contemporânea.

 

Os principais objetivos do livro são: 1 – Apresentar os conceitos fundamentais da filosofia em sua origem e desenvolvimento histórico, como ferramentas de formação de uma atitude filosófica; 2 – Contribuir para a reflexão sobre a relação entre concepções filosóficas e vida cotidiana; 3 – Desenvolver o pensamento crítico sobre questões contemporâneas de forma a capacitar o aluno ao exercício da sociedade e da cidadania.

 

O livro apresenta os conceitos filosóficos de forma contextualizada e precisa, colocando que a compreensão do significado de um conceito é facilitada pela capacidade de investi-lo de um sentido concreto, reconhecido na experiência cotidiana. Os conteúdos são sempre resgatados em seu sentido mais próximo da experiência do aluno. A concepção filosófica é caracterizada como atividade racional de reflexão e argumentação, sistemática na proposição e organização dos conceitos. O livro sustenta e promove a filosofia como pensamento crítico capaz de refletir sobre a relação entre a própria filosofia e outros saberes e práticas.

 

O livro além de promover uma formação sólida em filosofia para o ensino médio estimula um diálogo com outras áreas disciplinares através do desenvolvimento de temas transversais.

 

 

2 – LISTA DE VINTE LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO.

 

2.01 – ARANHA, M.L.A. Temas de Filosofia, Volume Único, 3ª Edição, São Paulo – Editora Moderna, 2005.

 

2.02 – CHALITA, G. Vivendo A Filosofia, 3ª Edição, São Paulo – Editora Ática, 2006.

 

2.03 – CHAUÍ, M. Convite à Filosofia: Ensino Médio, São Paulo – Editora Saraiva, 2010.

 

2.04 -__________ Filosofia – Série Novo Ensino Médio, Volume Único, 2ª Edição, São Paulo - Editora Ática, 2008.

 

2.05 - _________ Filosofia – Série Brasil – Volume único, 1ª edição, São Paulo - Editora Ática. 2005.

 

2.06 – CHAUÍ,M., Oliveira P.S. Filosofia e Sociologia – Série Novo Ensino Médio, Volume Único, 1ª Edição – São Paulo Editora Ática – 2010.

 

2.07 – CORTELLA, M.S. Filosofia e Ensino Médio – Uma Proposta (Livro do aluno), 1ª Edição, Petrópolis – Editora Vozes, 2009.

 

2.08 – COTRIM, G.; FERNANDES, M.G. Filosofar – Volume único, 1ª Edição, São Paulo – Editora Saraiva, 2010.

 

2.09 – COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia: História e Grandes Temas. 16ª Edição, São Paulo – Editora Saraiva, 2002.

 

2.10 – CUNHA, J.A. Filosofia, Iniciação À Investigação Filosófica, São Paulo – Editora Atual, 1992.

 

2.11 – GALLO, S (org), WALTER, O.K (org) Filosofia no Ensino Médio – coleção filosofia na escola, vol.: VI, 3ª Edição, Petrópolis – Editora Vozes, 2001.

 

2.12 – GIANSANTI, A.C.; DIMENSTEIN, G.; STRECKER, H. Dez Lições de Filosofia Para Um Brasil Cidadão, 1ª Edição, São Paulo, Editora FTP, 2008.

 

2.13. – GOTO, R. SILVEIRA, R.J.T. Filosofia no Ensino Médio – Temas Problemas e Propostas – Coleção Filosofar é Preciso, 1ª edição – Rio de Janeiro – Editora Loyola, 2007.

 

2.14 – REZENDE, A (org). Curso de Filosofia: Para Professores e Alunos dos Cursos de Segundo Grau e de Graduação, 15ª edição, Rio de Janeiro – Editora Jorge Zahar, 2010.

 

2.15 – SÁTIRO, A.; WUENSCH, A.M. Pensando Melhor – Iniciação ao Filosofar, 4ª Edição, São Paulo - Editora Saraiva, 2003.

 

2.16 – SOUZA, S.M.R. Um Outro Olhar – Filosofia – São Paulo – Editora FTP, 1998.

 

2.17 – TELES, A.X. Introdução ao Estudo da Filosofia, 34ª Edição, São Paulo – Editora Ática, 2000.

 

2.18 – TELES, M.L.S Filosofia Para o Ensino Médio, 1ª Edição, Petrópolis – Editora Vozes, 2010.

 

2.19 – TELES, M.L.S. Filosofia Para Jovens: Uma Iniciação à Filosofia, 18ª Edição, Petrópolis – Vozes, 2009.

 

2.20 – VASCONCELOS, A. Manual Compacto de Filosofia, 2ª Edição, São Paulo – Editora RIDEEL, 2003.