1 - SÁTIRO, Angélica. Pensando Melhor: Iniciação ao filosofar – 2° grau. 4° edição, São Paulo. Ed: Saraiva, 2003.

 

A obra presente de Angélica Sátiro apresenta a Filosofia para os alunos do ensino médio, de uma maneira simples e objetiva. Com forte ênfase em temas filosóficos contextualizados na atualidade, visando um maior interesse dos jovens a temas e assuntos recorrentes à reflexão crítica. Permitindo aos alunos uma autonomia de pensamento contextualizado com o tempo em que estes se inserem.

 

De fácil leitura, o livro se utiliza por vezes de variados recursos que permitem a flexibilidade das informações e, consequentemente, uma maior assimilação dos conhecimentos a serem tratados ao longo da obra. Mas tendo como foco sempre a intenção de contextualização do pensamento filosófico nos temas referentes à atualidade.

 

Pensando Melhor” é um livro didático de filosofia que além de incitar nos alunos do ensino médio a sua capacidade de raciocínio crítico proporcionando-lhes maior autonomia de pensamento, o livro é também uma ferramenta importantíssima para o professor de Filosofia do ensino médio. Pois, consegue trabalhar facilmente com conhecimentos necessários em Filosofia sem que com isso torne a disciplina um fardo pesado aos seus alunos.

 

2- CHAUÍ, Marilena de Souza. Filosofia – conforme nova ortografia. 2° edição, São Paulo. Editora: Ática, 2008.

 

Este livro traz aos alunos do ensino médio, de maneira didática, uma síntese clara e acessível do conteúdo desenvolvido anteriormente por Marilena Chauí de forma mais extensa e profunda em seu livro “Convite a Filosofia”.

 

O livro “Filosofia – conforme nova ortografia” é composto a partir de uma abordagem tanto histórico da Filosofia, quanto de situações específicas ligadas ao cotidiano das pessoas. O que permite aos alunos do ensino médio, um estímulo de suas capacidades reflexivas sobre a realidade que os cerca e sobre as questões sociais e políticas que afligem tanto o presente quanto o nosso passado histórico.

 

Em capítulos curtos e bem sintéticos, os alunos são levados a uma compreensão mais direta dos conteúdos Filosóficos exigidos na grade curricular do ensino médio. Assim como, possibilita ao professor um dinamismo maior em suas aulas na maneira a serem tratados tais conteúdos. Como por exemplo, as seções “Diálogos filosóficos” e “A Filosofia nas entrelinhas” estimulam os alunos a reflexões criativas sobre os conceitos filosóficos e sobre a vida cotidiana. No final dos capítulos, os exercícios propostos permitem que o conteúdo apresentado seja revisto com grande eficiência.

 

3- SCHELESENER, Anita Helena. Para filosofar. 5° edição, São Paulo. Ed: Scipione, 2008.

 

Ao ser efetivada a disciplina de Filosofia nos três anos letivos do ensino médio, “Para filosofar” é um livro que ganha uma grande importância por conta da qualidade do trabalho da autora no que se refere à adequação dos métodos didáticos para a disciplina em questão nessa nova demanda do ensino brasileiro.

 

O livro é composto de 11 mini ensaios que tratam especificamente de temas bem relevantes para a atualidade, principalmente no que se refere a um conteúdo que possibilita a reflexão sobre o cenário atual do Brasil, seja na área da Política, da ética, da ciência, do trabalho, da tecnologia, etc. além destes, o livro é muito rico em textos filosóficos que permitem ao aluno a competência necessariamente crítica para se trabalhar com as questões propostas.

 

É muito importante que o professor saiba orientar bem os alunos com relação à ênfase da importância a ser dada aos conteúdos trabalhados neste livro, de maneira que, ao invés de proporcionar aos alunos uma capacidade autônoma – reflexiva sobre as questões pertinentes no cenário nacional e mundial, assim como as questões referentes à subjetividade de cada aluno, não acabe por transformar todo esse rico conteúdo em puro “conteudismo” sem nenhuma significação para a vida desses alunos.

 

BIBLIOGRAFIA:

 

4- MORRA, Gianfranco. Filosofia para todos. São Paulo: Paulus, 2001.

 

5 - SOLOMON, Robert C. Paixão pelo saber: uma breve história da filosofia / Robert C. Solomon, Kathleen M. Higgins; tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001

 

6- CHAUÍ, Marilena. Filosofia: Série Novo Ensino Médio. Vol. Único. São Paulo: Ática, 2000.

 

7- SAVATER, Fernando. As perguntas da vida./ Fernando Savater: tradução Monica Stahel. – São Paulo. Martins Fontes, 2001.

 

8- ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando – 2° grau. 3° edição, São Paulo. Editora: Moderna, 2003.

 

9 – GALLO, Silvio e KOHAN, Walter Omar. Filosofia no Ensino Médio. Vol. 6. 1° edição. Ed: Vozes, 2009.

 

10- REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da Filosofia: De Freud a atualidade. Vol. 7. 1° edição. Ed: Paulus, 2006.

 

11- MARINHO, Roberto Fundação. Filosofa – livro do novo telecurso. Professor – 2° grau. Edição 1°. Ed: Gol, 2008.

 

12- CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. Edição 3°. Ed: Ática, São Paulo, 2006.

 

13- KOHAN, Walter Omar. Filosofia: Caminhos para o seu ensino. 1° edição. Ed: DP&A, 2004.

 

14- LORIEIRI, Marcos A. Filosofia na escola. 1° edição. Ed: Moderna, 2008.

 

15- Chauí, Marilena. Filosofia: Série Brasil: Volume único – 2° grau. 1° edição. Ed: Ática, São Paulo, 2005.

 

16- GIANSANTI, Álvaro César. Dez lições de filosofia para um Brasil cidadão. 1° edição. Ed: FTD, 2008.

 

17- COTRIM, Gilberto Vieira. Filosofia temática – volume único. 1° edição. Ed: Saraiva – Didáticos, São Paulo, 2008.

 

18- INCONTRI, Dora. Filosofia – construindo o pensar. 1° edição. Ed: educacional, 2008.

 

19- ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Introdução a Filosofia. 1° edição. Ed: Moderna, 2009.

 

20- OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Filosofia e Sociologia – série novo ensino médio. 1° edição, Ed: Ática, São Paulo, 2007.