1 – CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 13ª edição, São Paulo: Editora Ática, 2005.

 

 

 

O presente livro didático é organizado em uma introdução, 8 unidades e 47 capítulos. A autora optou por apresentar a filosofia através dos seus principais temas e não através dos principais filósofos. A introdução apresenta uma questão de muita importância para o ensino da filosofia, a saber: “Para que filosofia?” e cada unidade representa um grande tema filosófico, tais como: A filosofia, A razão, A verdade, A lógica, O conhecimento, A metafísica, A ciência e O mundo da prática.

 

Este tipo de organização é bem interessante em termos didáticos, pois é uma boa forma de despertar o interesse dos alunos pela filosofia, tendo em vista que estes temas afetam as suas vidas como um todo, além de evitar que o ensino de filosofia acabe se tornando um ensino de história da filosofia, o que costuma ser muito enfadonho para os alunos.

 

A linguagem utilizada no livro é bastante acessível para alunos do Ensino Médio, o que aproxima mais ainda o livro dos alunos. Ademais, a autora utiliza diversos exemplos atuais para abordar cada tema, conectando a filosofia à vida cotidiana dos alunos. E ao final de cada unidade a autora apresenta um conjunto de perguntas que o professor pode trabalhar com os alunos em sala de aula.

 

Este livro didático se apresenta em apenas um único volume, o que certamente indica que o mesmo deve ser utilizado durante os três anos do Ensino Médio.

 

Por conta de tudo o que foi exposto, consideramos o livro bastante adequado para ser utilizado como material didático no ensino de filosofia para o Ensino Médio.

 

 

 

2 – REZENDE, A. (org.) Curso de filosofia: Para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação. 14ª edição, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

 

 

 

O presente livro didático é organizado em uma introdução e 16 capítulos. O autor optou por apresentar a filosofia a partir dos grandes filósofos e das grandes correntes filosóficas da história da filosofia, convidando um professor de filosofia renomado para apresentar cada capítulo. Além da introdução, cujo tema é: O que é filosofia e para que serve; os capítulos são os seguintes: Pré-socráticos: físicos e sofistas; Platão e as ideias; O realismo aristotélico, A filosofia cristã; O racionalismo cartesiano, O empirismo inglês, O criticismo kantiano; O positivismo de Comte, Hegel e a dialética; O materialismo histórico, O irracionalismo de Kierkegaard; Nietzsche: uma crítica radical; O existencialismo de Sartre; A filosofia analítica; Visões da modernidade; A filosofia no Brasil.

 

Este tipo de organização me surpreendeu positivamente pela escolha de certos filósofos que normalmente não são trabalhados no Ensino Médio, tais como: Kierkegaard, Nietzsche, Sartre e Foucault (no capítulo: Visões da modernidade). Sem dúvida alguma é uma grande chance dos alunos entrarem em contato com pensadores desta natureza. Como este livro também é indicado para alunos de graduação, conforme consta no seu próprio título, acreditamos que esta é a explicação para a presença destes filósofos no mesmo.

 

Em termos didáticos constatamos pontos positivos e negativos. Positivamente, podemos dizer que a linguagem é bastante acessível para alunos do Ensino Médio e a quantidade de trechos de textos dos próprios autores que são apresentados é bem grande, o que possibilita o contato direto dos alunos com o autor. Além disso, ao final de cada capítulo são propostos diversos temas para debate e diversas questões para serem trabalhadas em sala de aula. Negativamente, podemos afirmar que a divisão por autores ou correntes filosóficas distancia muito o ensino da filosofia da vida prática dos alunos, tornando este ensino mais pesado e chato.

 

Este livro didático se apresenta em apenas um único volume, o que certamente indica que o mesmo deve ser utilizado durante os três anos do Ensino Médio.

 

Apesar do ponto negativo supracitado, consideramos o livro adequado para ser utilizado como material didático no ensino de filosofia para o Ensino Médio.

 

 

 

 

 

3 – MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: Dos pré-socráticos a Wittgenstein. 12ª edição, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

 

 

 

O presente livro didático é organizado em 4 Partes e 24 capítulos. O autor optou por apresentar a filosofia segmentada pelos grandes períodos da sua história, a saber: Filosofia antiga (dividida em: As origens e O período clássico), Filosofia Medieval, Filosofia moderna (dividida em: Fase inicial e A crise da modernidade) e Filosofia contemporânea. Em cada parte desta, o autor apresenta os principais filósofos e as principais correntes filosóficas.

 

Em termos didáticos, assim como no livro anterior, constatamos pontos positivos e negativos. Positivamente, podemos dizer que dos três livros analisados, este apresenta o melhor conteúdo, tanto em termos de rigor filosófico quanto em termos de extensão, completude, profundidade e contextualização histórica. A linguagem é bastante clara e o autor tenta ser bem didático em suas explicações. Além disso, ao final de cada capítulo é apresentado um quadro resumo e são propostos diversos temas para debate, além de várias leituras adicionais. Negativamente, podemos afirmar que o autor quase não apresenta trechos de textos dos próprios filósofos; que a divisão por autores ou correntes filosóficas distancia muito o ensino da filosofia da vida prática dos alunos, tornando este ensino mais pesado e chato e que por ser o livro mais “completo”, é também o mais difícil de ser lido pelos alunos.

 

Este livro didático se apresenta em apenas um único volume, o que certamente indica que o mesmo deve ser utilizado durante os três anos do Ensino Médio.

 

Por conta dos pontos negativos supracitados, consideramos que este livro é mais adequado para ser utilizado na graduação e que no Ensino Médio deveria ser utilizado apenas como leitura adicional e livro de referência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 - Lista de livros didáticos de Filosofia para o Ensino Médio

 

 

 

  • ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3ª edição, São Paulo: Moderna, 2003

  • ASPIS, R. P. L.; GALLO, S. Ensinar Filosofia - um livro para professores. 1ª edição, São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

  • CAPISTRANO, P. Simples Filosofia. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

  • CHAUÍ, M. Introdução à história da Filosofia: Dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2002

  • ___________ Filosofia: Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2000.

  • ___________ Filosofia: volume único. São Paulo: Ática, 2005.

  • CHAUÍ, M.; OLIVEIRA, P. S. Filosofia e Sociologia. Série novo ensino médio. 1ª edição, São Paulo: Ática, 2007

  • COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. 15ª edição, São Paulo: Saraiva, 2002.

  • CRISÓSTOMO, J. (org.) A filosofia entre nós. Ijuí: Unijuí, 2005.

  • GALLO, S. (org.); DANELON, M. (org.); CORNELLI, G. (org.). Ensino de Filosofia: Teoria e Prática. 1a edição, Ijuí: Editora Unijuí, 2004.

  • GALLO, S. (org.); KOHAN, W. O. (org.). Filosofia no Ensino Médio. 1ª edição, Petrópolis: Vozes, 2000.

  • JOHNSTON, D. História concisa da filosofia: de Sócrates a Derrida. São Paulo: Rosari, 2008.

  • MARCONDES, D.; SOUZA FILHO, D. M. Iniciação À História da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

  • MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia: Dos pré-socráticos a Wittgenstein. 6ª edição, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

  • MONDIN, B. Introdução à Filosofia: problemas, sistemas, autores, obras. 12ª edição, São Paulo: Paulus, 2001.

  • MORRA, G. Filosofia para todos. São Paulo: Paulus, 2001.

  • PIOVISAN, A. (org.). Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.

  • REALE, G.; ANTISERI, D. História da filosofia, vol.7: de Freud à atualidade. São Paulo: Paulus, 2006.

  • RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula – teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.

  • SOLOMON, R. C. Paixão pelo saber: uma breve história da filosofia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.