CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

 

 

    Este livro é dividido em sete capítulos, sua proposta principal é ir além de uma abordagem pedagógica de ensino e “trazer” ao campo filosófico a prática docente, problematizá-la e inseri-la no âmbito da discussão filosófica.

    A ênfase do livro também passa pela necessidade de uma abordagem filosófica em sala de aula, propondo a execução desta com o direcionamento da aula pautado em uma intencionalidade de busca pelo saber, onde o foco não está no alcance de um conhecimento absoluto, deve-se reconhecer e valorizar a busca por respostas e o diferencial que a abordagem filosófica imprime na leitura e interpretação de textos.

   Há também o destaque do papel do professor, seu papel alcança uma significação maior, pois este não apenas irá transmitir conteúdos, mas também, no decorrer da aula, deverá provocar, instigar os alunos a criar hipóteses e a buscar respostas a suas indagações.

 

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Trad. de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Coleção Ensino de Filosofia).

 

 

   Este livro é dividido em três capítulos e se propõe a convidar o professor e o aluno a uma vivência diferenciada de construção de estruturas de pensamento que lhes proporcione uma aprendizagem diferenciada do que é tradicionalmente aplicado em sala de aula, partindo de uma  abordagem dinâmica de interlocução entre Sócrates e outros filósofos.

   Há no primeiro capítulo uma ênfase na perspectiva do conhecimento enquanto processo, construção e não apenas como um conhecimento dado que deve ser assimilado e reproduzido.

    Posteriormente o autor irá problematizar a relação de ensino aprendizagem expondo as dificuldades que se apresentam no processo de assimilação dos conteúdos filosóficos, tal apresentação tem por objetivo fazer com que o professor reflita sobre o porquê, o problema que se esconde por trás da obviedade do cotidiano da prática docente, instigando-o, portanto, a ir além das limitações que uma abordagem meramente pedagógica apresenta.

 

LISTA:

 

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: O Conhecimento Filosófico. Secretaria de Ensino Médio, MEC, 1998.

CABRAL, C. L. O. A prática do ensino de filosofia no 2º Grau: questões teóricas/práticas. Teresina: UFPI, 1990. (Mimeo)

CARRILHO, Manuel Maria. Razão e Transmissão da Filosofia. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1987.

CARTOLANO, M. T. P. Filosofia no ensino de 2º Grau. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.

CARVALHO, Geraldo Barbosa. Encontro Nacional sobre Ensino de Filosofia. São Paulo Convívio, 1978.

CARVALHO, H. B. A. de. O Ensino de Filosofia no 2º Grau: Um estudo exploratório no curso pedagógico do Instituto de Educação Antonino Freire. Teresina, UFPI, 1990. (Mimeo)

CARVALHO, H.B.A et alii. O Ensino de Filosofia nas Escolas Públicas e Privadas da Zona Urbana de Teresina(PI): Um diagnóstico Exploratório dos Níveis Médio e Fundamental. Relatório Final, Dez. 2000.

CARVALHO, G. B. O Ensino da Filosofia nos Ciclos Básicos. IN: NETO, H. N. (Org.).A Filosofia e o Ensino da Filosofia. Coletânea de textos distribuídos nos 1° e 2° Encontros Estaduais de Professores de Filosofia. São Paulo: SEAF, 1986.

CEPPAS, Felipe. Antinomias no Ensino de Filosofia. São Paulo. Em perspectiva 2001.

CEEFILO – Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia. Descrição, Situação da área, padrões de qualidade e roteiro de avaliação para fins de autorização de projetos de cursos de graduação em filosofia. Brasília: MEC, 1998.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia: como problema filosófico. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

COSTA, M. C. V., O Ensino da Filosofia: revisando a história e as práticas Curriculares. Educação e Realidade. (1992).

FAVARETTO, Celso F. Notas sobre o ensino de filosofia. IN: MUCHAIL, S. T. (0rg). A Filosofia e seu ensino. Petrópolis: Vozes/EDUC, 1995.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia – O paradoxo de aprender e ensinar. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. – (Coleção Ensino de Filosofia)

_________________ (Org.) Ensino de Filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SILVEIRA, Renê José Trentin; GOTO, Roberto Akira. (Org.) Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

 

TOMAZETTI, Elisete Medianeira; GALLINA, Simone F. S. (Org.). Territórios da prática filosófica. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009.

 

TREVISAN, Amarildo Luiz; TOMAZETTI, Elisete Medianeira; ROSSATTO, Noeli Dutra. Diferença, Cultura e Educação (Org.). Porto Alegre: Sulina, 2010.

TUGENDHAT, Ernst; PEREIRA, Oswaldo Porchat; RIBEIRO, Renato Janine; SOUZA, José C. (Org.). A Filosofia entre Nós. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2006.

 

VELASCO, P. D. N. Educando para a argumentação: contribuições do ensino da lógica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. – (Coleção Ensino de Filosofia)