СНПЧ А7 Омск, обзоры принтеров и МФУ

Referências Bibliográficas de Livros Didáticos de Filosofia:

 

 

 

ANDERY, Maria Amália et al. Para compreender a Ciência. 12a ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 2002.

 

ARANHA, Mária Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia – 3ª ed. Ver.

 

– São Paulo: Moderna, 2005

 

ARANHA, Maria Lucia; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. 4a ed. São Paulo: Moderna, 2009.

 

CAMPANER, Sônia. Filosofia aprender e ensinar. Saraiva, 2013 – 2ª ed.

 

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13a ed. São Paulo: Ática, 2003.

 

CHAUI, Marilena. Introdução à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002. MARANHÂO.

 

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. 15a ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

 

COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Conecte filosofar: Filosofia – São Paulo: Saraiva, 2011

 

CUNHA, José Auri. Filosofia: iniciação à investigação filosófica. São Paulo: Atual, 1992.

 

DIMENSTEIN, Gilberto, et. al. Dez lições de Filosofia para um Brasil cidadão, FTD, S. Paulo, 2008. LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete S. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. São Paulo: Cortez, 1985.

 

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein – 4º ed. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005

 

MORENTE, Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofia: lições preliminares. 5a ed. São Paulo: Mestre Jou, 1976

 

REZENDE, Antônio (Org.). Curso de Filosofia: para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

 

SEVERINO, Antônio José. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992. ____________________. Filosofia da Educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.

 

SHARP, Ann M. A Comunidade de Investigação e o Raciocínio Crítico. Coleção Pensar - vol.I - São Paulo: Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, 1995.

 

SOUZA, Sônia Maria Ribeiro de. Um outro olhar - Filosofia. São Paulo: FTD, 1998.

 

VÁRIOS AUTORES, Filosofia. Curitiba: SEED-PR, 2006. Livro Público. Estado do Paraná.


 

VÁRIOS AUTORES. Os filósofos através dos textos: de Platão a Sartre. Tradução de Constança T. M. Cesar. São Paulo: Paulus. 1997.

 

VERGEZ, André. Compêndio Moderno de Filosofia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1966.


 

Comentários:

 

 

 

 

COTRIM, Gilberto. Conecte filosofar: Filosofia / Gilberto Cotrim, Mirna Fernandes. – São Paulo: Saraiva, 2011

 

 

 

O seguinte livro didático é dividido em três partes, um caderno de revisão e um caderno de competências.

 

A primeira parte é destinada ao primeiro ano do ensino médio e introduz a filosofia com questões filosóficas muito próximas dos alunos: a felicidade, a dúvida, o diálogo, a consciência, o mundo, o ser humano, a linguagem, o trabalho e o conhecimento. A segunda parte do livro apresenta a filosofia na história, isto é, a filosofia em diversos contextos históricos. Por fim, a terceira parte do livro se encerra com a apresentação das “grandes áreas do filosofar”, introduzindo a ética, a política, a ciência e a estética. De acordo com o programa de filosofia do Estado do Rio de Janeiro que deve ser cumprido no ensino médio, a primeira parte destina-se principalmente ao primeiro ano do ensino médio, assim como a segunda parte, ao segundo ano, e a terceira parte ao terceiro ano.

 

A segunda parte inicia-se com a Filosofia antiga, o pensamento pré-socrático, os pensamentos clássico e helenístico. A introdução da filosofia medieval e moderna se dá na metade da segunda parte e seu encerramento consiste da introdução da filosofia contemporânea.

 

A terceira parte do livro aborda as áreas da filosofia de modo mais específico, diferenciando a ética, a política, a ciência e a estética. A vantagem da terceira parte do livro ser mais curta é a liberdade de trabalhar um material suplementar e trazer questões atuais para serem debatidas em sala.

 

O livro ainda conta com sugestões de filmes e debates para o aluno. O caderno de revisão pode ser bem aproveitado, pois contém revisões, atividades e questões de vestibular.

 

O caderno de competências conta com informações sobre o vestibular, assim como orientação para leitura e escrita.


 

VÁRIOS AUTORES, Filosofia. Curitiba: SEED-PR, 2006. Livro Público. Estado do Paraná.

 

 

 

 

O livro seguinte tem como preocupação estimular, além da leitura filosófica debates, a pesquisa que vai além do texto didático.

 

O primeiro conteúdo trata do Mito e Filosofia, seguindo-se da teoria do conhecimento e da ética. A Filosofia Política é tratada no capítulo seguinte, tendo como ponto base a política de Maquiavel, e a discussão de temas como política, violência e democracia.

 

Na Filosofia da Ciência tratam-se de temas como, o progresso da ciência, o pensamento científico e a bioética. A Estética trata do pensamento acerca da beleza, da necessidade da arte e do cinema como uma nova percepção filosófica. O livro conta com proposta de atividades assim como de debates. Um ponto que vale ressaltar é a apresentação do tema de Bioética, que cria a possibilidade de tratar questões polêmicas e atuais, como por exemplo, o aborto e a eutanásia, de uma forma em que se pode dialogar com a biologia.

 

 

Comparando-se com o outro livro discutido, este, em relação ao conteúdo é mais incompleto, isto é, trata mais rapidamente dos assuntos propostos. Em Contra partida, a pesquisa, tanto do professor quanto do aluno, é necessária para a complementação do entendimento filosófico.