СНПЧ А7 Омск, обзоры принтеров и МФУ

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. Editora Ática.

 

CHAUÍ, Marilena e OLIVEIRA, Pérsio Santos. Filosofia e Sociologia. 1ª à 3ª série do Ensino Médio. Editora Ática.

COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Filosofar. Vol. Único. Editora Saraiva.

COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. Editora Saraiva.

GALLO, Silvio e KOHAN, Walter Omar. Filosofia no Ensino Médio. V. 6. Ed. Vozes.

CORTELLA, Mario Sergio Cortella. Filosofia e Ensino Médio Uma proposta livro do aluno. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MARTINS, Maria Helena Pires e ARANHA Maria Lúcia de Arruda. Filosofando –

MURARO, Darcísio N. Filosofar: pensar os caminhos do conceito. Editora IFEP.

MURARO, Darcísio N. Filosofar, tecer conceitos. Editora IFEP.

VÁRIOS AUTORES. O livro da Filosofia. Editora Globo Livros

 

 

    VÁRIOS AUTORES. O livro da Filosofia. Editora Globo Livros

 

Escolhi esse livro pois vejo nele uma forma fácil e prática de aprender um pouco sobre a Filosofia. Conta com os colaboradores Will Buckingham, Douglas Burnham, Clive Hill, Peter J. King, John Marenbon, Marcus Weeks entre outros. O livro vai desde o mundo antigo, como os pré-Socráticos, Platão, Aristóteles e etc, até os dias de hoje, como John Rawls e Michel Foucault.

Os colaboradores trataram sobre alguns assuntos específicos. Eles são: Debate e diálogo; existência e conhecimento; lógica e linguagem; moralidade, arte e política; religião: oriente e ocidente; seguindo o raciocínio; sistemas de pensamento; ciência e sociedade; por trás das ideias e o prazer da filosofia.

O livro é muito bem detalhado, utilizando linhas do tempo, informações pessoais dos filósofos, imagens, dados importantes e dados interessantes. O livro contém 352 páginas, entre elas uma introdução, os capítulos, uma parte de outros pensadores, glossário, índice e agradecimentos, capazes de prender bem o aluno.

"Escrito por professores e estudiosos de maneira simples e acessível, este é o mais completoe atualizado livro sobre filosofia. Nele, há citações clássicas de grandes pensadores, linhas do tempo com os principais acontecimentos históricos de cada período, diagramas que simplificam teorias complexas e ilustrações espirituosas que brincam com nossas ideias acerca das ideias."

 

 

     COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. Editora Saraiva

 

O livro contém uma verdadeira coleção de temas e assuntos, trazendo uma grande quantidade e variedade de conteúdos, equilibradamente distribuídos, que podem tanto ser trabalhados linearmente, quanto por outra sequência, prevista pelo professor.

Ainda em termos de quantidade, a obra não deixa a desejar quanto às atividades práticas propostas, às sugestões de leituras complementares e também em relação à seleção de textos de filósofos e seus comentadores. Mais que isso, todo o livro apresenta uma linguagem clara, simples e acessível, mas ainda assim precisa.

A edição do professor traz aspectos pedagógicos bastante interessantes, reunindo textos sobre filosofia da educação, o papel do professor e do livro, além de material sobre assuntos propriamente didáticos e atuais, como interdisciplinaridade, etc. Ainda nesta seção, o livro carrega sugestões dos diversos usos pedagógicos que dele podem ser feitos, algumas referências artísticas de filmes e literatura, dentre outras.

De uma forma geral, o livro é dividido em 4 partes: Introdução ao Filosofar, Nós e o Mundo, A Filosofia na História e Grandes Áreas do Filosofar. Na primeira delas, a obra apresenta os principais temas da filosofia, como a dúvida, o diálogo, etc., funcionando como uma apresentação do filosofar; na segunda parte, o livro abrange distintas visões filosóficas do mundo, como a metafísica, a antropológica e a linguística, por exemplo; já na terceira parte, os autores trazem as principais discussões e conceitos da filosofia ocidental, situando a importância destes na história; por fim, na quarta unidade, o livro trata das grandes áreas da filosofia, como a Ética, a Estética, a Ciência, etc.

Durante os textos e ao final dos capítulos, há elementos de exercícios de compreensão, sugestões de assuntos para reflexão e sugestões de filmes de alguma forma relacionados aos temas tratados.

 

    CORTELLA, Mario Sergio Cortella. Filosofia e Ensino Médio Uma proposta livro do aluno. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009

 

Mario tem a proposta de desenvolver uma programação que discute o tema da produção histórica dos conhecimentos a partir do entrelaçamento sequencial de três pares de relações: Mito & razão, Razão & verdade, Verdade & poder; cada par representando uma unidade temática que segue uma ordem cronológica seguindo a divisão formal da história ocidental e que é acompanhada pela Filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea.

O estudo, debate e reflexão se dão no interior de uma tratativa histórico/cronológica, de maneira de facilitar o acompanhamento. Não é um estudo e discussão dos conceitos envolvidos em cada uma das relações - Mito, Razão, Verdade, Poder - em si mesmos, contudo uma análise da relação entre eles, no processo histórico ocidental.

Em cada uma das unidades temáticas há a escolha de cinco fragmentos de textos de pensadores clássicos - textos originais e não de comentadores, promovendo o contato com discursos de outras épocas - textos esses que servem para discutir o tema da unidade e não o filósofo em si (o que seria inviável). É algo a se destacar nessa bibliografia, pois essa proposta coloca diretamente o aluno em face ao texto filosófico. Ao término de cada unidade temática é sugerida uma avaliação escrita para o aluno, que envolve o conteúdo abordado na primeira.

 

Esta bibliografia pode ser compatível ao ensino de Filosofia no Ensino Médio, desde que como material auxiliar que complemente para sua melhor utilidade, devido a sua proposta exclusiva de lidar somente com textos originais, sendo esse seu aspecto negativo e limitador.