СНПЧ А7 Омск, обзоры принтеров и МФУ

Pesquisar 20 livros de filosofia para serem usados em aula, comentar apenas 3 dos livros escolhidos.

Alguns dos livros que escolhi não são necessariamente da área de filosofia, mas atravessam por assuntos que podem ser discutidos através de conceitos, metodologias, acho importante buscar na literatura a possibilidade da reflexão.

 COLLI, Giorgio - O Nascimento da Filosofia, edições 70,1994.

Mito e Tragédia na Grécia Antiga, vol. II, de Jean Pierre Vernant e Pierre Vidal-Naquet (tradução de Bertha Gurovitz), São Paulo, Brasiliense, 1991.

LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro 2006.

HESSE, Hermann. O livro das Fábulas, Record, tradução Álvaro Cabral, 1970.

FOUCAULT, Michel.Vigiar e Punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel. Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.

BLANCHOT, Maurice. Uma voz vinda de outro lugar, Rocco, 2002.

ORWELL, George. A revolução dos bichos, Companhia das letras, 1945.

GUTHRIE, William Keith Chambers . Os sofistas, Paulus, 1995.

NESTOR, Luiz Cordeiro.  A invenção da filosofia, Odysseus, tradução de Eduardo Wolf, 2011.

PLATÃO. O banquete, UnB, 1996.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos, UnB, 1999.

VERNANT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego, Difel, 1999.

KAFKA, Franz. Contemplação/O foguista; tradução de Modesto Carone, Companhia das letras, 1997.

LIBERA, Alain. Pensar na idade média; tradução de Paulo Neves, editora 34,1999.

CHÂTELET, François. História da filosofia: Ideias, Doutrinas, ZAHAR EDITORES, 1998.

DETIENNE, Marcel. A invenção da mitologia, José Olympio editora,1992.

- O livro das Fábulas do Hesse é um bom exemplo para começar a tratar da abstração, desprender o aluno da objetividade, de uma narrativa condicionada a verdade e pensar a história através dos fatos e do que ela quer dizer, as imagens são importantes nesse caso para o estimula da reflexão, além de provocarem o encantamento, uma sedução a partir do conto que possibilita o professor debater, colocar como tema essa questão em aula, a relação com as narrativas de fábulas e a sedução do leitor, a mística envolvida na escrita e no pensamento literário.

- A história do corpo na idade média de Jaques Le Goff é um livro bastante preciso, no sentido de ser claro e de leitura fácil, nem por isso se faz raso no que quer abordar, traça o pensamento sobre o corpo na idade média relacionando com a política e a religião. Esse livro é importante porque é notável nele uma série de pensamentos da tradição medieval sobre o corpo ainda inseridos na atualidade, ou seja, o aluno se espantará com a proximidade de algo que a princípio lhe parecia distante, de forma a instiga-lo a querer entender o porque de estruturas tão fixadas na história do corpo até a contemporaneidade, os interesses que estão por de trás dessas doutrinas.

 

- As origens do pensamento grego de Jean Pierre Vernant é um ótimo livro para iniciar os alunos ao movimento que impulsionou o pensamento da filosofia desde antiguidade, Vernant sempre muito cuidadoso com a escolha das palavras para construir um entendimento sobre o que ele quer passar, nesse livro que considero base para muitas discussões sobre o pensamento, Vernant motiva aquele que lê em pensar a política, o surgimento da filosofia movido pela construção de uma sociedade, de uma necessidade de se organizar e pensar a partir da nova demanda que a constituição das cidades, do objeto de investigação devido as mudanças geográficas, políticas, sociais culminaram para o nascimento da filosofia.