СНПЧ А7 Омск, обзоры принтеров и МФУ

Bibliografia

 

SOUZA, Sonia Maria Ribeiro de. Um outro olhar: filosofia. São Paulo: FTD, 1995. ISBN 853222439-3.

 

SÁTIRO, Angélica; WUENSCH, Ana Mírian. Pensando Melhor: iniciação ao filosofar. 4ª edição reformulada. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-0204-458-3.

 

 

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007. ISBN: 978-85-24904103.

 

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: História e grandes temas. 16ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2006. ISBN. 978-85-02-05787-6.

 

 

MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli et al. Filosofia: ensino médio – Secretaria de Estado da Educação. 2 ed. Curitiba: SEED-PR, 2007

 

GALLO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento. 1 ed. São Paulo: Scipione, 2013.

 

 

MEIER, Celito. Filosofia: por uma inteligência da complexidade. 2 ed. Belo Horizonte: Pax, 2013.

 

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à filosofia. 3ª Edição. São Paulo: Moderna, 2003. ISBN 85-1603-746-0.

 

 

CHAUI, Marilena. Filosofia: ensino médio, volume único. São Paulo: Ática, 2005. Série Brasil. ISBN 85-08-09827-8.

 

CORDI, Cassiano et al. Para filosofar. 5 ed. São Paulo: Scipione, 2007. ISBN 978852626704-6.

 

 

CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. 3ª Ed. São Paulo: Ática, 2009. ISBN: 978850810566-3.

 

CHAUI, Marilena. Iniciação à filosofa. 3 Ed. São Paulo: Ática, 2013.

 

 MELANI, Ricardo. Diálogos: Primeiros Estudos em Filosofia. 1 Ed. São Paulo: Moderna, 2014.

 

 

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. 1ª Edição. São Paulo: Moderna, 1997.

 

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia: Filosofar com textos. 1ª Edição. São Paulo: Moderna, 2012.

 

GIANSANTI, Álvaro César; STRECKER, Heidi. Dez lições de filosofia para um Brasil cidadão. 2 Edição. Rio de Janeiro: FTD, 2012.

 

SOUZA, Denilson dos Santos. Coleção Filosofia. 1 Edição. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2011.

 

NOGUEIRA, Nonato; GADELHA, Paulo. Filosofia: Investigando o pensar. 1 Edição. Rio de Janeiro: Edjovem, 2013.

 

HEERDT, Mauri Luiz. Construindo Ética e Cidadania todos os dias. 5 Edição. Florianópolis: Sophos, 2000.

 

BARROS, Fernando R de Moraes. Estética Filosófica para o Ensino Médio. 1 Edição. São Paulo: Autêntica, 2012.

 

 

 

 

 

 

 

Filosofia: Experiência do pensamento

 

O livro propõe, como finalidade, debater temas e problemas contemporâneos a partir dos conceitos estudados na história da filosofia e em sua tradição filosófica. Ele tem como base as filosofias de Gilles Deleuze, Felix Guattari e Michel Foucault no que diz respeito a proposta teórico-metodológica, e concebe assim a filosofia como a atividade de criar conceitos. As teorias filosóficas são, então, meios para enfrentar esses problemas. Esses conceitos, portanto, não só dentro do ambiente filosófico da reflexão e do debate, mas no cotidianamente, podem ser apropriados, adaptados e ajustados de forma que se possa tratar melhor da questão vigente.

               A obra articula, de maneira bastante acessível e didática, uma perspectiva temática, mas também parte da história da filosofia. Busca oferecer posições e argumentos plurais para que o aluno construa posições críticas autônomas a partir das reflexões das questões discutidas. Os capítulos se iniciam temáticos, com a seção “colocando o problema”, a temática filosófica é apresentada; com a seção  “A filosofia na história” são abordados diferentes filósofos de diferentes momentos mas que produziram conceitos em relação a essa questão; e na última seção, “em busca do conceito”, o aluno realizará exercícios que o possibilitem de fazer uso desses conceitos.

               A ideia prioritária é estimular a construção da autonomia do aluno dentro da reflexão cotidiana, no debate contemporâneo, sobretudo com temas ligados à natureza da filosofia, ética e política. Desenvolver no aluno a capacidade de desenvolver reflexões filosóficas e pensar a respeito dos conceitos trabalhados; e de cria-los ou modifica-los. Usar essa concepção filosófica de que a filosofia é a arte de criar conceitos e usá-la como ferramenta de resolução de conflitos atuais e questões ligadas ao homem e ao meio em que vive. Abordando os conceitos de cada filósofo e seu momento na história do pensamento, mostra-se vários caminhos para uma temática específica e permite que o aluno desenvolva a sua própria capacidade de criar conceitos e refletir. Em contrapartida, o livro trata de maneira superficial temas importantes da filosofia como lógica clássica e filosofia analítica.

 

               Fundamentos de Filosofia

O livro concebe a filosofia como a parte da experiência humana que trata de problemas fundamentais, sem deixar de trazer a tradição e a história da filosofia de forma didática. O livro possui uma linguagem bastante clara e acessível visando a aproximação e identificação entre o aluno e o que é abordado.

               A Filosofia é apresentada a partir de temas e de situações onde estes são problematizados, mas sem desligar-se da História da Filosofia e dos seus conceitos principais.

teorias, correntes, problemas e autores. Os capítulos da primeira unidade apresentam problemas através de pequenas histórias que passam a ser objeto de análise e debate, inserindo o aluno a partir de uma situação comum na reflexão filosófica. Logo depois há um esquema da História da Filosofia e um quadro sinótico com uma breve descrição das grandes áreas do filosofar.

               A ideia é fazer do ensino da filosofia um recurso para preparar o aluno para exercer sua cidadania, o respeito à diversidade e também o seu desenvolvimento como pessoa humana, fazendo relações com sua vida, consigo mesmo e com o mundo atual. A filosofia é apresentada como um eterno debate que sempre renderá frutos para novas reflexões, uma contínua conversação sem respostas definitivas que tratas de temas fundamentais da existência. Além disso, a autonomia é explicitamente valorizada, a interdisciplinaridade, a contextualização e o estímulo ao espírito crítico.

              

Filosofando

 

               A maior referência do livro é a História da filosofia, mas ele se utiliza de outros recursos para fundamentar o pensamento filosófico, ilustrar e aproximar os alunos. A filosofia prática que acaba por tomar um grande espaço no livro inserido principalmente em debates contemporâneos. Outro recurso é o diálogo com a arte, em específico a arte contemporânea, que ilustra e motiva os debates.

               Nesta obra os alunos tem a oportunidade de um maior contato direto com o discurso filosófico, já que a seleção de conteúdos é acompanhada de uma boa coleção de textos retirados da tradição filosófica e de comentadores.

 

               Os temas abordados cobrem os debates tradicionais principais, propiciando ao professor recursos alternativos. A obra expõe posições filosóficas representativas sobre cada tema, conferindo destaque a debates contemporâneos.