Optei por comentar Livros que estão na Lista do MEC 2015 (PNLD, fonte www.fnde.gov.br/programas/livro) para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio:

1 – CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. Editora Ática, 2ª edição, 2013.

 

Comentário: Pautando-se pela experiência cotidiana e pela emergência que sempre houve da Filosofia no enredo e desenvolvimento da História como um todo – e, como que numa linha narrativa de saberes e ‘questões que são postas’, viera a Filosofia atravesando todos os tempos, no ensejo então de uma própria História da Filosofia – a autora, sempre muito interessada/engajada numa ‘pedagogia filosófica’, reflete aqui, em linguagem sem complicações, os maiores temas da Filosofia e como esta ainda hoje se transmuta e se transfere pontualmente como diálogos/discursos/recursos às questões da cultura e da sociedade, enfim, para se formar o cidadão perqueridor de si e do mundo. Nas muitas atividades pedagógicas propostas ao longo deste equilibrado manual de Filosofia aos alunos, o mesmo, apesar de se manter numa perspectiva histórica em que uma multiplicidade de temas, problemas, conceitos e teses da tradição filosófica são apresentados num panorama de leitura contemporânea da vida e de seus problemas (politizando-os, e que na certa mais se aproxima do mundo dos alunos), não deixa de destacar responsavelmente os traços gerais e imprescindíveis constitutivos da Filosofia clássica: sua natureza crítica, analítica, reflexiva, rigorosamente  argumentativa e sistemática, quase sempre expostos numa linha cronológica de como as coisas se deram, passando por escolas, tendências e autores. O ideal nesta obra, e no que concordo com a metodologia adotada, é formar um aluno conhecedor de filosofia, de seus grandes nomes e obras, mas, logo, ajustando estas matérias para a sua realidade, derivar ela num homem autônomo em seu pensamentos e reflexões que logo deixará o Ensino Médio e tomará daqui pra frente suas escolhas.

    

2 – GALLO, Sílvio. Filosofia: Experiencia do Pensamento. Editora Scipione, 1ª edição, 2013.  

 

Comentário: Numa abordagem temática que se utiliza de discussões da contemporaneidade, o autor opta por apresentar a filosofia como uma “caixa de ferramentas conceitual” que auxilia na resolução dos problemas e na construção do pensamento do aluno, sendo assim, não se atendo tanto a uma história da filosofia ou a uma linha rígida que trouxesse ‘detida e pausadamente’ os principais assuntos da disciplina – apesar de oferecer no próprio livro alguns registros desses materiais ou ao menos as indicações para que se chegue a eles. De um modo geral, considero muito pertinente e ágil a metodologia utilizada para chamar a atenção dos alunos, podendo se falar mesmo numa boa ferramenta de ‘despertar filosófico’ entre os jovens do Ensino Médio. No mais, o Livro do Aluno – encartado junto – traz ainda atividades interdisciplinares para maior motivação e contato com a realidade, ficando mais ao gosto de todos, conquanto sem perder o rigor e no compromisso de suas exposições.  

 

3 – MEIER, Celito. Filosofia: Por uma inteligência da complexidade. Pax Editora, 2ª edição 2013.

 

Comentário: Sem dúvida a mais rigorosa entre as três obras aqui apontadas, e com uma abordagem mais clássica que vise o ensino de Filosofia, esta obra seleciona os temas e conceitos estruturantes de seis áreas afins à disciplina, todas bem divididas e com os autores historicamente mais relevantes para cada assunto: antropologia filosófica, epistemologia, ética, política, estética e lógica, que são explorados apoiando-se em textos clássicos bem contextualizados. Ainda que as explicações sejam feitas em linguagem acessível, os textos recolhidos no livro – fiéis à proposta e que proporcionam um contato direto com a tradição – são também, via de regra, extensos e envolvem termos um tanto quanto técnicos. Na minha opinião, sem tirar os méritos de coerência e honestidade como obra didática, talvez não seja a melhor metodologia a ser empregada no Ensino Médio – quem sabe mais àqueles que mais se interessarem pela matéria, como que se numa “extensão do curso das aulas” (um grupo de estudos com o apoio do professor, por exemplo), ou mesmo num preparatório para o curso superior específico, no caso, os alunos que almejarem estudar filosofia e/ou quaisquer humanidades.

 

Lista de alguns outros Livros didáticos de Filosofia – Ensino Médio – encontrados no mercado, escritos e/ou organizados por autores conhecidos (alguns livros clássicos, campeões de edições) e, junto de alguns mais recentes, ainda hoje utilizados por escolas, entre públicas e privadas: 

ARANHA, Maria Lúcia de A.; MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: Introdução à filosofia. 5ª Edição. São Paulo: Moderna, 2013.

ARANHA, Maria Lúcia de A.; MARTINS, Maria Helena P. Temas de Filosofia, Editora Moderna, 3ª edição (não consegui encontrar o ano desta edição, consulta pela internet).

 

CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. 3ª Ed. São Paulo: Ática, 2009.

 

CHAUI, Marilena. Filosofia: ensino médio, volume único. São Paulo: Ática, 2005. Série Brasil.

 

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia, Editora Ática, 1995, 4ª edição (consulta feita nesta edição, mas existem outras mais recentes e provavelmente com atualizações).

CORDI, C. et al. Para filosofar. 5 ed. São Paulo: Scipione, 2007.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: História e Grandes temas. Ed: São Paulo: Saraiva, 16ª edição, 2006. 

COTRIM, Gilberto ; Fernandes, Mirna. Fundamentos de Filosofia. Ed. Saraiva, 2ª Edição, 2013. 

CUNHA, José Auri. Filosofia – Iniciação à Investigação Filosófica. Editora Atual, 1992 (consulta feita nesta edição, mas existem outras mais recentes e provavelmente com atualizações).

FEITOSA, Charles. Explicando a Filosofia com Arte. Editora Ediouro, 2004. (livro inovador por trazer os conceitos e temas da filosofia aos jovens por intermédio de referencias da cultura pop)

 

GALLO, Sílvio; DANELON, Márcio; CORNELLI, Gabriele. (organizador). Ensino de filosofia: teoria e prática. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2004.

LUCKESI, de Cipriano C. ; PASSOS, Elizete S. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar, Editora Cortez, 7ª EDIÇÃO, 2012.

 

SÁTIRO, Angélica; WUENSCH, Ana Miriam. Pensando Melhor: iniciação ao filosofar. 4ª edição reformulada. São Paulo: Saraiva, 2003.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007. 

SOUZA, Sonia Maria R. de. Um outro olhar: filosofia. São Paulo: FTD, 1995.

 

Trabalhos e materiais crítico-complementares de referência, destinados aos professores, como auxiliares na prática da Filosofia no Ensino Médio:

BORBA, Siomara.; KOHAN, Walter O. Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

CERLETTI, Alejandro. O Ensino de Filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte:

Autêntica, 2009.

GALLO, Silvio; KOHAN, Walter (orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação - RESAFE Número 20: maio-outubro/2013 178

GALLO, Silvio; DANELON, Marcio; CORNELLI, Gabriele. (organizadores). Ensino de filosofia: teoria e prática. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2004.

MARCONDES, Danilo. É possível ensinar a filosofia. E, se possível, como? In.

SILV EIRA, René José; GOTO, Roberto (Org.). Filosofia no Ensino Médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007. 

SOLIS, Dirce Eleonora Nigro. Histórico da Filosofia no Ensino (Médio) Brasileiro; O Uso do Livro Didático e o Ensino da Filosofia em Nível Médio; O Ensino de Filosofia, a Leitura e a Escrita Filosóficas. Textos na Pasta de Laboratório do 9º andar – Uerj