ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria helena Pires. Filosofando:introdução à filosofia. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1993.

 

            O livro Filosofando: introdução à filosofia de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, tem como proposta expor o seu conteúdo através de uma abordagem temática, porém tendo a história da filosofia como um instrumento para a exposição dos temas filosóficos. Tendo em vista o público alvo ao qual o mesmo está direcionado, o livro apresenta uma linguagem bastante acessível aos alunos do ensino médio, o que contribui para um contato mais agradável entre o aluno e o conteúdo apresentado. O livro está dividido em seis unidades que favorecem uma exposição temática da atitude filosófica. São elas: 1°- O homem; 2°- O conhecimento; 3°- A ciência; 4°- A política; 5°- A moral; 6°- Estética.

            Algo digno de ser ressaltado é a presença de textos complementares que proporcionam ao aluno um contato direto com textos de grandes autores da história do pensamento.

 

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

 

            O livro de Gilberto Cotrim apresenta seu conteúdo através de uma abordagem histórica e temática. Para sistematizar tal apresentação, o livro se divide em três unidades: 1°- Fazer filosofia; 2°- História da filosofia; 3°- Grandes temas atuais. Na primeira unidade o autor apresenta, com uma linguagem bem acessível, as noções fundamentais para à iniciação do estudo da filosofia. Na segunda unidade, encontra-se a abordagem histórica do livro, onde o autor expõe a história da filosofia desde os pré-socráticos até aos filósofos contemporâneos, como por exemplo, Jurgen Habermas (1929-) e Jacques Derrida (1930-), sempre buscando, na apresentação de cada filósofo ao longo das história, explicitar o contexto histórico no qual os mesmos estiveram ou estão inseridos. Por fim, na última unidade, Cotrim expõe quatro ramificações da filosofia que são basilares dentro de uma abordagem temática (filosofia da ciência; filosofia moral; filosofia política; estética). Tal exposição é feita com consistência e profundidade, o que favorece para um bom aproveitamento dos temas filosóficos em todas as suas extensões.

 

VÁRIOS AUTORES. Filosofia. 2 ed. Curitiba: SEED-PR, 2006.

 

               À luz da história da filosofia, o livro visa promover a discussão dos problemas filosóficos, e estabelecer uma aproximação de tais saberes à experiência cotidiana dos alunos. O livro tem em sua estrutura conteúdos importantes para o ensino da filosofia no ensino médio, porém tais conteúdos são abordados superficialmente, tanto temáticamente quanto históricamente. Entretanto, as atividades propostas são estimulantes no processo de aprendizagem, e contribuem para uma didática dinâmica do professor. Uma característica importante dessas atividades, é que os autores sugerem a implantação de debates como um instrumento construtivo da atividade filosófica, onde a tolerância à posições contrárias, a honestidade intelectual, a capacidade argumentativa, e outros elementos relevantes na formação do aluno são cultivados.

 

 

Leventamento bibliográfico

 

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria helena Pires. Filosofando:introdução à filosofia. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1993.

 

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria helena Pires. Temas de filosofia. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2005.

 

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14 ed. São Paulo: Ática, 2012.

 

CHAUI, Marilena. Iniciação à filosofia. 1 ed. São Paulo: Ática, 2012

 

CHAUI, Marilena. Introdução à história da filosofia. Volume II. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

 

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

 

COTRIM, Gilberto. Conecte filosofar. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

 

CUNHA, José Ari. Iniciação à investigação filosófica. São Paulo: Atual, 1992.

 

INCONTRI, Dora; BIGHETO, Alessandro Cesar. Filosofia: Construindo o pensar. São Paulo: Escala Educacional, 2010.

 

LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizabete Silva. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. São Paulo: Cortez, 1995.

 

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgeinstein. 13 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

 

MORENTE, Manuel García. Fundamentos de filosofia. 3 ed. São Paulo: Mestre Jou, 1967.

 

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgeinstein. 3 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

 

MONDIN, Battista. Curso de filosofia. São Paulo: Paulinas, 1983.

 

MONDIN, Battista. Introdução à filosofia. 12 ed. São Paulo: Paulus, 2001.

 

PARISI, Mário; COTRIM, Gilberto. TDF: trabalho dirigido de filosofia (2°grau). 7 ed. Saraiva, 1983

 

REZENDE, Antônio. Curso de filosofia. 14 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

 

ROJA, Carim E. Manta. Iniciação à filosofia para alunos do segundo grau. Rio de Janeiro: CBAG, 1982.

 

SANTOS, Mário Ferreira dos Santos. Convite à filosofia e à história da filosofia. 4 ed. São Paulo: LOGOS, 1966.

 

VÁRIOS AUTORES. Filosofia. 2 ed. Curitiba: SEED-PR, 2006.

 

 

TELES, Antônio Xavier. Introdução ao estudo da filosofia. 11 ed. São Paulo: Ática, 1974.