Lista de livros didáticos:

 

1- COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia – História e Grandes Temas. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

 

2- CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011.

 

3- CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 19. ed. São Paulo: Editora Ática, 2011.

 

4- ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. Rio de Janeiro: Editora Moderna, 1996.

 

5- NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada de Filosofia – Das Origens à idade Moderna. 10. ed. Editora Globo, 2005.

 

6- MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos à Wittgenstein. 12. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

 

7- RESENDE, Antonio. Curso de Filosofia: para Professores e Alunos de Ensino Médio e de Graduação. 15. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

 

8- Gallo, Sílvio. (coord.) Ética e Cidadania: Caminhos da Filosofia. São Paulo: Pappirus, 1997.

 

9- CHAUÍ, Marilena. Filosofia: Série Novo Ensino Médio. Vol. Único. São Paulo: Ática, 2000.

 

10- ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando – 2° grau. 3° ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2003.

 

11- LORIEIRI, Marcos. A Filosofia na Escola. 1° ed. Ed. Moderna, 2008.

 

12- OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Filosofia e Sociologia – Série Novo Ensino Médio. 1° ed. São Paulo: Editora Ática, 2007.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentário sobre os livros didáticos:

 

1- Fundamentos da Filosofia – História e Grandes Temas, de Gilberto Cotrim.

 

Livro histórico-temático com três Unidades. A 1° temática, a 2° histórica e a 3° novamente temática. Trabalha temas atuais como o trabalho, com muitos textos do Marx e o desenvolvimento da consciência, tentando conceituar o que é consciência. Ao final da cada capítulo, o autor dá sugestões de filmes, textos de leitura complementar e formula questões referentes a cada capítulo e a leitura complementar.

 

 

 

2- Vivendo a Filosofia, de Gabriel Chalita.

 

Livro histórico-temático. Aborda a história da filosofia nas idades: Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. No final de cada capítulo, o autor faz referência a filmes e textos complementares e dois tipos de questionários diferentes, ambos dissertativos, mas o primeiro sendo mais objetivo e com a sugestão de ser respondido em grupo. O segundo possui questões temáticas e é para ser interpretado individualmente.

 

 

 

3- Convite à Filosofia, de Marilena Chauí.

 

Livro temático. A historicidade é feita dentro dos próprios temas, não segue uma linha cronológica. Dividido em sete unidades e estas em capítulos aonde são abordados temas atuais que objetivam levar o aluno a refletir e, principalmente, ser capaz de formular perguntas. A autora uni o pensamento ao entretenimento, utilizando filmes conhecidos e muito assistidos, podendo assim desenvolver os temas sem encontrar resistência.