Plano de Aula

(baseado no programa da 2º série, do colégio Pedro II, no ano letivo de 2010).

Tema: Ética

História da Filosofia: Filosofia Moderna

Interdisciplinaridade: Relações e distinções entre Ética, Moral e Política; Razão, Desejo, Vontade e Liberdade. Dever e felicidade.

Duração: 50 min

Objetivos:

- Explorar o campo da ética com os alunos aproximando o assunto abordado com a vivência de cada um, assim o conteúdo será mais bem compreendido.

- Colocar em campo o estudo do filosofar a fim de fazer com que os próprios estudantes entrem no campo moral, ético e discutam sobre dever, felicidade e vontade.

Metodologia: Um debate que guiará a exposição do conteúdo, o professor encaminhará a aula de maneira retórica. Com isso, o que os alunos falarem será a base para a orientação do conteúdo a ser estudado.

Programação:

0-20min – Apresentar o problema do bonde desgovernado e ouvir as escolhas dos alunos ao problema

20-40min – Exposição do conteúdo de acordo com as falas dos estudantes referentes ao problema

40-50min – Atividade em aula, Redação.

Conteúdo:

- Começo da aula apresentando o problema do bonde

bonde1.gif

No primeiro caso, o agente moral vê um vagão descontrolado se aproximando de um grupo de cinco pessoas que estão trabalhando em um trilho abandonado. O vagão fatalmente atropelará os cinco trabalhadores, pois eles não serão capazes de sair a tempo, nem será possível avisá-los da aproximação do trem. A morte é iminente. No entanto, o agente moral pode alterar a história. Ele está próximo de uma manivela que poderá modificar o curso do trem, fazendo com que ele se dirija para outro trilho. Mas, nesse caso, o trem irá atropelar um trabalhador que também não conseguirá escapar a tempo. Há, portanto, duas opções: (1) não fazer nada, situação em que o trem seguirá seu curso normal e matará os cinco trabalhadores ou (2) mudar a rota do vagão, situação em que os cinco trabalhadores serão salvos, mas outra pessoa será morta. Caso você fosse o agente moral, o que faria? Você alteraria a direção do trem para salvar os cinco trabalhadores apesar da morte do outro trabalhador?

Atividades:

O aluno deve fazer uma redação expondo sua posição no problema e explicando a relevância filosófica disso. Se ele escolhe, por exemplo, matar um para salvar os outros cinco trabalhadores, o aluno deve falar sobre o utilitarismo em sua redação. Assim a atividade fará com que o estudante identifique o campo filosófico do problema abordado.

Avaliação:

Redação com um texto dissertativo sobre o problema ético-moral abordado em sala de aula e a posição defendida pelo aluno.

 

Bibliografia:

http://www.lefgb.fe.ufrj.br/wp-content/uploads/2013/02/Programa-Filosofia-Pedro-II.pdf

SANDEL, Michael. Justiça: A coisa certa a fazer