Plano de aula

 

 

Leonardo Gomes de Macedo

Disciplina: Filosofia

Série: Terceira série do ensino médio

Período: 40 minutos

 

Tema:

Filosofia política

Assunto: A justiça como equidade no liberalismo político de John Rawls

 

Objetivos Gerais:

Exposição, pela ótica do filósofo de Harvard, com a finalidade de demonstrar as condições de possibilidade de uma base normativa comum, neutra e razoável de justificação acerca dos princípios políticos de uma sociedade.

 

Objetivos específicos:

Importância histórica de Uma Teoria da Justiça de Rawls: (10 minutos reservados a essa exposição, com ênfase, sobretudo, na teoria Utilitarista).

Predominância do Positivismo Lógico, Behaviorismo e Utilitarismo

Filosofia política com um papel secundário

"O fim" da teoria política normativa no século XX

Justiça como equidade como a primeira teoria normativa desde o Utilitarismo

 

Esclarecimento acerca do liberalismo igualitário de Rawls e seus principais conceitos: (20 minutos serão distribuídos uniformemente a essa função)

Posição original

O véu de ignorância

Dois princípios de justiça

Princípio da diferença

 

Metodologia de ensino: (Conforme à exposição dos principais conceitos, 10 minutos serão reservados para a escrita de tópicos no quadro negro, leitura e debate)

Utilização de textos clássicos

Exposição oral de conceitos

Debate

produção de conceitos

Utilização do quadro negro

 

Avaliação:

 Serão dois tipos de avaliação, uma prova e um trabalho. A prova será formulada de seguinte modo: duas questões. A primeira será redigida com o intuito de que o aluno dê uma breve apresentação acerca do conteúdo geral da Justiça como Equidade de John Rawls. Já a segunda, será formulada de modo que o aluno comente uma determinada passagem do autor, como por exemplo, o trecho em que o professor Rawls justifica o princípio da diferença e sua importância para a totalidade da teoria. No trabalho, será requerido que o aluno apresente de um modo geral todo o conteúdo que foi exposto em sala de aula. Desse modo, a prova valerá Seis pontos, sendo três para cada questão, e o trabalho valerá quatro pontos.

 

 

 

Bibliografia:

RAWLS, John. A Theory of Justice. Harvard University Press: U.S.A 1971. ______. Uma Teoria da Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

 

RAWLS, John. O liberalismo político. Edição ampliada. Tradução de Álvaro de Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2011.