PLANO DE AULA: Filosofia Antiga –

Professor: Fernando Maia

Aluna:  Joseilde Rodrigues de Almeida

TEMA: Introdução à Filosofia.

 TÍTULO: Mito e Filosofia- HISTÓRIA DA FILOSOFIA.

 DURAÇÃO: Uma aula de 50 minutos.

OBJETIVOS:  Esta aula tem como objetivo apresentar uma introdução à Filosofia a partir da sua origem; com ênfase às diferentes linguagens utilizadas pelos Homens antes e depois do advento da Filosofia, analisando como esta mudança reflete e contribui para as transformações nas concepções acerca do Universo e do próprio Homem.

METODOLOGIA: Leitura de texto acompanhada de debate, perguntas, questionamentos, inferências às concepções de verdade e falsidade relacionadas à realidade contemporânea, reconhecimento do processo de desenvolvimento racional e cognitivo na história da humanidade e dos saberes por ele desenvolvido.

 PROGRAMAÇÃO:   Leitura do texto “Mito e Filosofia”, Inicialmente, angariar entre os alunos suas ideias acerca do que é a filosofia. Após breve debate, um texto será distribuído para leitura em voz alta, com pausas para explicações e apontamentos com a contemporaneidade, bem como a exposição dos temas cotidianos e contemporâneos que dialogam com o assunto. Esta explanação é acompanhada por perguntas e debate, de acordo com o interesse dos alunos; bem como de perguntas da professora para os alunos no intuito de estimulá-los ao questionamento e à participação.

CONTEÚDO DAS ATIVIDADES:    Participação na aula, por meio de perguntas realizadas pelos alunos, de respostas frente à perguntas propostas pela professora, com o objetivo de exercitar a auto observação da fala, do pensamento, de propiciar desenvolvimento da fala, da defesa de ideias, do raciocínio, da autonomia do pensamento e a. aplicação de um questionário para ser respondido no final da aula, a saber:

A. O que é a Filosofia?

B. Qual é a importância, para você, do ensino de Filosofia?

 C. O que causa interesse em você durante as aulas de Filosofia?