A questão ambiental é uma questão recorrente. Não só em nosso cotidiano, mas também no ambiente escolar. Vemos a todo o momento campanhas de preservação do meio ambiente, uma nova forma de política surgindo, a saber, a política da sustentabilidade, incentivos á coleta seletiva, ao reflorestamento, à preservação da Amazônia, mas nunca nos relacionamos diretamente com esses fatos. Será que a Filosofia pode contribuir, em certa medida, ao debate ecológico contemporâneo? Caso a resposta seja positiva, de que forma podemos realizar essa contribuição? Essas respostas, dentre outras, são o objetivo deste texto.

 

Para começar, podemos pensar qual questão filosófica está permeada no debate ecológico. Pois bem, a ética é uma destas questões. Será que adianta somente cobrar dos governantes, o que mais parece um clichê, uma certa responsabilidade social com o meio ambiente? Acredito que não. Acredito que nós podemos fazer muito pelo meio ambiente, realizando aquelas pequenas ações que são básicas, como não escovar os dentes com a torneira aberta, como não jogar alimentos fora, etc. Essas atitudes, embora pareçam simples, são aquelas que estão literalmente em nossas mãos. De nada adianta outorgar ao Estado coisas que nós, enquanto cidadãos, temos obrigação em fazer.

 

Atualmente, a questão do meio ambiente é importante porque o grande desafio é preservar a natureza, então surge uma questão de filosofia da ciência: qual a ciência para preservar a natureza, salvaguardar o mundo, é a melhor ciência? Como isso deve ser feito?Qual deve ser a responsabilidade da ciência com o meio em que vivemos?

 

São essas questões que a filosofia ajuda a responder. Temos que nos perguntar o que é a natureza e qual nosso papel nessa questão. Ter sempre claro que somos todos responsáveis, é o mais importante. Não vivemos sem nosso meio, até quando o homem vai à Lua procura, de certa forma, leva ruma parte do seu meio junto. Então, pensando a responsabilidade ética de cada cidadão, pensando a responsabilidade do cientista, a filosofia pode contribuir para este debate.