СНПЧ А7 Омск, обзоры принтеров и МФУ

 

2001 chega aos 42 anos irretocável. Os anos passam, mas a idade não é capaz de envelhecê-lo. Seria impossível relacionar apenas uma imagem para tratar a grandeza da expressão artístico-visionária-filosófica deste monumento a experiência humana de vida. Incrível! Fantástico! Permanece como uma obra genial. Perfeita! SK nos apresenta dúvidas e grandes reflexões, permanentes e atuais. Para muitos ainda a melhor obra de um dos maiores gênios do cinema, de grande complexidade.

 

 

 

Começa o alvorecer da existência humana, como a conhecemos concomitante a nossa capacidade e necessidade de nos agruparmos. Somos todos animais, ramos de uma mesma árvore, dos macacos ! temos primos: Chimpanzés e Bonobos, exatamente como nos indicou Darwin (Evolução das Espécies). Agora temos a segunda ferida narcísica na humanidade, contrariada todas as outras possibilidades de origem divina do homem, desde os gregos.

 

 

 

Nesse ambiente surge um grande monopolito preto. É o despertar da humanidade. Talvez no inconsciente (freudiano) tenha ocorrido a pergunta, o que é isto, para que serve, o que devemos pensar? Assim deve ter começado a Teoria do Conhecimento Humano. Para o conhecimento despertada a curiosidade do saber, do desconhecido, para onde vamos?

 

 

 

Caminhamos. Alguém já pode ter afirmado: “A conquista do espaço é o máximo que o homem pode alcançar na sua evolução”. É o Conhecimento Finito, mas haveremos de conjecturar e refutar (Popper). Há muita coisa a se explorar e a ida ao espaço é apenas o começo de um sem fim. Vamos para além do mundo supralunar (Aristóteles).

 

 

 

No maior corte temporal da história do cinema, viajamos da pré-história para o século XXI. Isto é o futuro. As barreiras para o homem caem. Ele caminha, estará em busca de.. sua origem?

 

Mementa homo quia pulvis es et pulverem reverteris

 

 

 

Uma nave vai a Lua investigar o monolito aparecido. Na nave, três hibernam e dois ficam acordados. Direção: Júpiter (Galileu). Aqui reconhecemos as dificuldades, as barreiras epistemológicas da ciência, os obstáculos (Bachelard). Os Pragmatismos de (Kühn). As viagens impossibilitadas pela realidade de nosso saber atual. A poiese (Maturana)!

 

A nave é controlada por HAL-9000, um computador, que tudo controla, como o Panóptico de Bentham. Vê, controla e pune, é o Vigiar e punir.de Foucault (1976), transposto ao século 21. O homem é refletido no Panóptico.

 

 

 

Uma alusão ao possível futuro controle da máquina sobre o homem, ou a fusão andróide-homem (neurorobótica). Concomitante a crítica representando a submissão do homem ao capital(Marx). A gigante IBM empresta as antecedentes das iniciais de HAL

 

 

 

O que seria capaz de vencer a máquina que tudo vê e controla? A tecnologia? O progresso dá uma volta em si mesmo. Com apenas uma pequena chave de fenda HAL é desativado. A inteligência e o homem prevalecem à força e à máquina.

 

 

 

Como contraponto do início de tudo – o osso, a descoberta da arma, o poder, a força capaz de submeter a tudo e a todos.  De volta ao começo?

 

 

 

 

 

O primeiro diálogo aparece somente depois de 30 minutos de projeção! Uma crítica a A dialógica (Sócrates) a“tagalerice socrática”. Ao mesmo tempo SK talvez tenha nos apresentado a ausência da linguagem nos remotos tempos da vida na Terra, contrariando a teoria de (Chomsky).

 

 

 

Em todo o filme, há apenas trinta minutos de diálogo! Os outros cem são de silêncio ou de música! Nossa atenção se volta para a importância do silêncio e da música, grandiosa e transcendental a expressão maior do homem, a maior arte.

  No alinhamento dos astros, a música! (Nietzsche).

 

E o macaco que quebra um crânio e atira o fêmur (osso da perna que caminha) para além do bem e do mal expressando sua vontade de potência ou se auto-revelando que tudo é vontade (Schopenhauer) enquanto a música de Richard Strauss (Also spracht Zarathustra) toca ao fundo? É tudo em perfeita a comunhão estética.

 

 

 

 

 

 

 

A “Child STAR”

 

OBSERVANDO A TERRA.lá está O futuro? O homem, a estrela- A MORTE -A REENCARNAÇÃO? o eterno retorno de nietzsche?

 

A imortalidade- o corpo e a alma.

 

A NATUREZA NATURATA E A NATURANTE!!! (SPINOZA)

 

 

 

Existe um ser vivo imortal em nosso planeta!

 

A maioria dos seres vivos está condenada a morte, mas um animal engana esta lógica. Este hidrozoário, um animalzinho marinho de poucos milímetros, quase transparente, é uma espécie de medusa, seu nome —Turritopsis nutricula ou (Turrito). Ele é imortal, não morre de velho, mas envelhece algo estranho e fascinante. Em determinada idade, ele rejuvenesce. É o único ser vivo que os cientistas afirmam ter enganado a morte. Ao atingirem a maturidade sexual, revertem a um estado de nova puberdade, como se pela manhã acordasse um bebê, voltam quase ao zero. Não somente suas características sexuais mudam, senão que, por exemplo, perdem os quase 100 tentáculos e passam a ter uns poucos pares renovados. De uma forma similar em que uma serpente perde sua pele sem deixar de ser ela mesma, os Turritos se renovam completamente. Em outras palavras: cresce um novo corpo no interior dele mesmo, mantendo sempre o mesmo indivíduo — O Ser único de Parmênides, que muda Heracliticamente! É o único caso conhecido de um animal metazoário capaz de reverter completamente a um estágio de imaturidade sexual, o estágio de colônia após ter alcançado a maturidade sexual que é um estágio solitário. Ele realiza isto através de um processo celular conhecido como transdiferenciação. Teoricamente, este ciclo pode-se repetir indefinidamente, configurando-se em efetiva imortalidade...ou o ETERNO RETORNO CIENTIFICAMENTE COMPROVADO!

 

 

 

 

 

Referencias

 

http://www.brogui.com/2009/02/18/existe-um-ser-vivo-imortal-em-nosso-planeta/
http://ceticismo.net/2009/03/24/um-ser-vivo-imortal-no-planeta-terra/
http://www.telegraph.co.uk/earth/wildlife/4357829/Immortal-jellyfish-swarming-across-the-world.html

 

PODEMOS ENTÃO AFIRMAR QUE:

 

A vida não necessariamente tem um fim? E a vida humana: chegará o dia em que ela poderá não ter um ponto final?